Câmera de Schlieren

Você já conseguiu enxergar a temperatura? Claro, além de ver um diagrama com cores mais quentes ou frias desenhadas em vermelho e azul, você já imaginou conseguir enxergar essa diferença de temperatura na vida real? Com a construção que fizemos hoje, chamada câmera de Schlieren, nós conseguimos ver exatamente como esse efeito acontece, e apresentamos no vídeo a seguir. Nele, conseguimos ver o calor emitido por uma mão, e até mesmo a diferença de pressão causada por um simples estalar de dedos.



O princípio da câmera de Schlieren é o seguinte: sabendo que diferentes densidades em um mesmo meio conseguem desviar os raios de luz em diferentes ângulos, o que podemos fazer é considerar o seguinte: emitir os raios de luz em um alvo que possui diferenças significativas de pressão como vimos acima, e "tapar" metade dos raios que normalmente chegariam no foco da câmera. Como fazemos isso? No aparato experimental, acrescentamos uma lâmina fina à frente da câmera, de maneira que os raios de luz que se encontram nesse ponto (que é o centro de curvatura do espelho) sejam cortados pela metade. Assim, os raios que acabam passando e chegando à câmera são justamente aqueles que foram desviados pela diferença de densidade no meio, e são eles que enxergamos no vídeo acima! 

Ok, eu fui injusto e falei de temperatura mas não mostrei um vídeo sobre isso, mas é só ver o próximo. Nele, colocamos como alvo um ferro de solda e conseguimos enxergar muito bem as diferentes regiões de densidades geradas pela diferença de temperatura na superfície do ferro de solda. Estamos muito felizes com esses resultados e vamos aprimorar o aparato ainda mais conforme o tempo passar.


Comments